Papa Francisco segue estável após três semanas de internação
O Papa Francisco completou três semanas internado nesta sexta-feira (7) para tratar uma pneumonia bilateral. De acordo com um comunicado do Vaticano, o pontífice passou mais uma noite tranquila e acordou por volta das 8h, no horário local. Não foram fornecidos detalhes adicionais sobre sua saúde, mas um novo boletim médico está previsto para sábado (8).
Vaticano divulga primeira mensagem de áudio do Papa desde a internação
Na quinta-feira (6), o Vaticano divulgou pela primeira vez um áudio do Papa Francisco desde sua hospitalização em 14 de fevereiro. Com a voz fragilizada e ofegante, o pontífice de 88 anos agradeceu aos fiéis que se reúnem diariamente na Praça São Pedro, em Roma, para orar por sua recuperação.
"Agradeço do fundo do coração as orações que vocês fazem pela minha saúde na Praça. Eu as acompanho daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem cuide de vocês. Obrigado", declarou Francisco na gravação.
Papa realiza fisioterapia respiratória e apresenta melhora clínica
Francisco continua em tratamento no Hospital Gemelli, onde realiza fisioterapia respiratória e recebe oxigênio de alto fluxo. Em alguns momentos, principalmente após crises agudas, precisou respirar com auxílio de uma máscara de forma não invasiva, conforme os boletins médicos divulgados pelo Vaticano.
Em um comunicado na quinta-feira, a Santa Sé informou que o quadro do Papa permaneceu estável, sem febre e sem novas crises respiratórias.
"As condições clínicas do Santo Padre permaneceram estáveis em relação aos dias anteriores. Também hoje, ele não apresentou episódios de insuficiência respiratória. O Santo Padre continuou, com benefício, a fisioterapia respiratória e motora", destacou o boletim.
Prognóstico do Papa Francisco segue reservado
A saúde do pontífice sofreu uma piora na última segunda-feira (3), quando ele apresentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda e broncoespasmos. No entanto, desde então, os boletins médicos afirmam que não houve novas intercorrências.
Devido à estabilidade do quadro, o Vaticano informou que um novo boletim médico só será divulgado no sábado. Apesar da evolução positiva, o prognóstico do Papa Francisco ainda é considerado reservado, e sua recuperação continua sendo monitorada de perto pelos médicos.
Comentários: